Força-tarefa começa 11ª dia de buscas a Lázaro Barbosa com movimentação intensa na região de Águas Lindas de Goiás
Equipes das forças de segurança deixaram base de comando antes das 8h. Com ajuda de cães farejadores, helicópteros e drones de visão térmica, mais de 200 policiais buscam pelo criminoso.
Por Millena Barbosa e Vitor Santana, G1 GO — Cocalzinho de Goiás
A força-tarefa com mais de 200 policiais continua, durante o fim de semana, as buscas por Lázaro Barbosa, de 32 anos, suspeito de fazer uma chacina em Ceilândia, no DF. A operação entra no 11ª dia neste sábado (19) com movimentação intensa em Águas Lindas de Goiás, mesma região onde as equipes já tinham procurado o suspeito no fim da tarde de sexta-feira (18).
As equipes das forças de segurança deixaram a base de comando, em Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás, antes das 8h. Policias de elite das polícias Civil, Militar, e Federal fazem as buscas. Durante os trabalhos são usados helicópteros, drones com visão térmica, cães farejadores, equipamentos com visão noturna e forte armamento.
Área onde policiais fazem buscas por Lázaro Barbosa, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
As equipes percorrem a região de carro, a pé e a cavalo, em busca de rastros que possam ajudar a encontrar o fugitivo. Moradores da região contaram que, por medo de Lázaro, não estão dormindo mais nas propriedades.
O G1 solicitou dados de balanço da operação policial à Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), na manhã deste sábado, por mensagem de texto, e aguarda resposta.
Carros da PF saindo da base de comando de buscas a Lázaro Barbosa, em Cocalzinho de Goiás — Foto: Vitor Santana/G1 GO
A polícia procura pelo criminoso dentro de rios e em matas. Segundo a corporação, por ser caçador, ele se esconde com facilidade. Na noite da última sexta-feira, o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda disse que acredita ter visto Lázaro durante buscas pela região. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele foi visto em um chiqueiro, mas fugiu novamente para vegetação.
“A visualização foi de longe. Tenho quase certeza que eu cheguei a vê-lo a 1 km de distância do outro lado de um vale. A movimentação dele foi de uma pessoa que estivesse ferida nas pernas, mas não deu para ver o resto”, informou.
Veja a cronologia, segundo a polícia:
- 2007: Lázaro Barbosa foi preso em Barra dos Mendes, na Bahia, acusado de duplo homicídio. Secretaria de Segurança Pública diz que ele fugiu cerca de 10 dias após a prisão e é considerado foragido desde então.
- 2009: Criminoso foi preso no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília, por suspeita de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.
- 2013: Laudo psicológico feito na Papuda descreve Lázaro como “psicopata imprevisível”, com comportamento agressivo, impulsivo, instabilidade emocional e falta de controle e equilíbrio.
- Março de 2014: Prisão de Lázaro foi convertida para regime semiaberto.
- 2016: Ele fugiu da Papuda.
- 2018: Lázaro foi preso em Águas Lindas de Goiás, em cumprimento de três mandados de prisão por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo e estupro;
- 23 de julho de 2018: Lázaro fugiu de Águas Lindas de Goiás.
- 8 de abril de 2020: Ele invadiu uma chácara em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, e golpeou um idoso com um machado, sendo indiciado pelos crimes de roubo mediante restrição da liberdade das vítimas e emprego de arma branca e por tentativa de latrocínio.
Cleonice Marques de Andrade, de 43 anos, morta junto com o marido e três filhos em Ceilândia — Foto: TV Globo / Reprodução
26 de abril de 2021: Lázaro invadiu uma casa no Sol Nascente (DF), quando trancou pai e filho no quarto e levou a mulher para um matagal e a estuprou.
17 de maio de 2021: Ele fez uma família refém na mesma região, ameaçando os moradores com faca e arma de fogo. Nesse crime, ele mandou as pessoas ficarem nuas e, das 19h até meia-noite, prendeu os homens no quarto e as mulheres tiveram que cozinhar e servir um jantar para ele.
9 de junho de 2021: Lázaro invadiu uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), onde matou a tiros e a facadas um casal e dois filhos.
9 de junho de 2021: Roubou uma chácara em Ceilândia após o assassinato da família. Ele teria rendido o caseiro, o dono da propriedade e a filha dele.
Carro abandonado queimado por Lázaro na BR-070, segundo a polícia — Foto: TV Globo / Reprodução
12 de junho de 2021: Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás logo em seguida. Ele atirou em quatro pessoas, invadiu fazendas e colocou fogo em uma casa ao fugir da polícia. Os feridos foram levados a hospitais da região, sendo que dois estavam em estado grave até a terça-feira (15).
13 de junho de 2021: Furtou um carro e o abandonou na BR-070 após avistar uma barreira policial, dando sequência à fuga para uma mata.
14 de junho de 2021: Caseiro de Cocalzinho de Goiás disse à polícia que atirou em Lázaro Barbosa após ele falar que ia entrar na casa (veja o vídeo abaixo). Chacareiro relatou que ele fugiu depois de ser atingido.
Caseiro diz à polícia que atirou em suspeito de matar família em Ceilândia e que ele fugiu
- 14 de junho de 2021: Lázaro foi filmado no curral de uma fazenda entre os distritos de Edelândia e Girassol (veja o vídeo abaixo). A polícia acredita que ele passou a noite no local. O caseiro diz que o homem pediu comida e em seguida fugiu para a mata.
- 15 de junho de 2021: Dois policiais militares de Goiás foram baleados durante buscas do suspeito. Delegado diz que Lázaro fez casal e adolescente reféns em Edelândia. Uma parente da família relatou os momentos de pânico (ouça na gravação abaixo).
- Na quarta-feira (16), Lázaro Barbosa foi visto por um morador em uma área rural.
- Na quinta-feira (17), a polícia retomou as buscas em matas da região e mudou a base de operação pela segunda vez. Houve nova troca de tiros e secretário de segurança pública acredita que ele esteja ferido.
- Na sexta-feira (18), durante buscas o secretário de segurança pública disse que acredita ter visto Lázaro. Segundo PRF, ele foi visto em um chiqueiro durante a tarde, mas fugiu novamente para vegetação.
Moradora mostra policiais em busca de suspeito de matar família em Ceilândia.