Tratamento de esgoto: conheça quais são as etapas
Fonte: samaecaxias.com.br
O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico essencial que garante a qualidade de vida para a população. Com base nisso, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalha no tratamento dos esgotos provenientes das residências, comércios e indústrias de Caxias do Sul. Devido ao tratamento desses efluentes é possível devolver a água à natureza, garantindo a preservação dos mananciais do município. O processo inicia quando os dejetos passam pela rede coletora de esgoto, o material é enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O Samae possui dois tipos de coleta de esgoto: misto e separador absoluto.
Misto: a rede além de receber o esgoto sanitário cloacal (banheiros, pias, áreas de serviço), recebe também, uma parte do esgoto pluvial (águas das chuvas).
Separador absoluto: a rede recebe o esgoto cloacal de forma separada do pluvial e destina apenas o esgoto sanitário até a ETE.
Confira as etapas do tratamento de esgoto:
1 – Gradeamento
É a primeira etapa do tratamento do esgoto, quando ele chega à Estação. Aqui ocorre a retenção dos resíduos sólidos indevidamente lançados na rede de esgoto, como fraldas, papel higiênico, restos de alimentos e até roupas e calçados;
2 – Caixas de areia ou desarenador
Essa estrutura retém areia e outros resíduos menores que passaram pela etapa do gradeamento;
3 – Reator Anaeróbio
O efluente passa por tanques fechados na presença de bactérias anaeróbias, para degradação da matéria orgânica;
4 – Filtro Biológico Aerado
O efluente passa por filtros de brita onde ocorre a injeção de oxigênio. É nessa etapa ainda que acontece o segundo passo do tratamento biológico, na presença de bactérias aeróbias.
5 – Decantação
Os resíduos sólidos são decantados, se estabelecendo no fundo do tanque, para posterior retirada por meio de raspagem. É adicionado coagulante para remoção de nutrientes e o líquido coletado na parte superficial segue para desinfecção.
6 – Desinfecção
Adição de produto químico sanitizante ao efluente líquido ou encaminhamento do mesmo a uma unidade com plantas macrófitas (aquáticas), removendo os vírus, bactérias e outros micro-organismos.