• (31) 9 9832-7358
  • pratiesdp@gmail.com
Combate a Covid-19: Quais profissionais são fundamentais

Combate a Covid-19: Quais profissionais são fundamentais

Fonte: faculdadefama.edu.br

Vários profissionais, de diferentes áreas, são importantes para que as coisas funcionem mesmo durante a pandemia. 

Mas parando para pensar na luta da saúde, algumas profissões têm sido mais especiais do que nunca.

Inclusive, foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde como parte essencial do combate ao coronavírus.

Dê uma olhada a seguir:

1. Médicos, enfermeiros, cientistas e outros profissionais da saúde

‘Os verdadeiros influenciadores’: a capa da Marie Claire do México resumiu e deu crédito a quem realmente está dando bons exemplos durante a pandemia. Enquanto vemos influenciadores digitais, como Gabriela Pugliesi, dar maus exemplos, os trabalhadores da saúde seguem se arriscando não só para atender pacientes, como também nas pesquisas sobre o novo coronavírus e como combatê-lo. É por causa deles que as recomendações foram feitas: uso de máscaras e luvas, higienização constante das mãos, ficar em casa se possível.

Pode contar nessa lista ainda os motoristas e socorristas de ambulâncias, os recepcionistas de hospitais, balconistas de farmácias e muito outros que, juntos, fazem o setor da saúde funcionar.

Pandemia - enfermagem

PSICOLOGIA

Uma das principais medidas durante a pandemia tem sido o isolamento social ou domiciliar. Se cada um ficar na sua casa, é possível evitar o contato com outras pessoas, o que ajuda a impedir que o vírus se espalhe ainda mais.

O problema é que o isolamento e o medo causado por essa situação afetam a saúde mental da população. Afinal, todo mundo fica mais estressado e ansioso.

Isso faz com que o trabalho dos psicólogos seja ainda mais importante durante esse período de crise.

4. ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

A Engenharia Ambiental e Sanitária não costuma ser tão falada quanto outros tipos de engenharias. 

Mas, em momentos em que a saúde humana está em risco, ela é lembrada.

Os engenheiros dessa área cuidam dos recursos naturais para proteger o meio ambiente e, ao mesmo tempo, a saúde das pessoas. 

Para isso, são responsáveis pelos sistemas de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, descarte de resíduos etc.

4. Cozinheiros

Se existe uma necessidade básica principal entre todas as necessidades básicas, esta é comer. Muitos cozinheiros e chefs de cozinha estão garantindo pratos quentinhos e saudáveis a preços adaptados ao momento delicado da economia, ou ainda, de graça para as famílias que estão sendo impactadas diretamente pela crise.

Sem eles, você não come

Entregadores e motoboys de aplicativos

Eles são os mediadores entre restaurantes, farmácias, supermercados e outros serviços essenciais. Para muita gente que não pode sair de casa por apresentar sintomas da Covid-19 ou serem grupos de risco, os entregadores têm tomado todo o cuidado de levar pedidos necessários até as portas das casas das pessoas, se arriscando nas ruas para cumprir as missões que recebem pela internet. Verdadeiros heróis!

O delivery carece de apoio e reconhecimento

Caixas e administradores de supermercados

Já quem consegue sair de casa para ir ao supermercado têm encontrado lojas organizadas e atendentes prestativos, sempre com cuidados e proteção para não se infectar e não infectar os clientes.

Coletores de lixo e profissionais de limpeza

Eles ajudam a manter as cidades limpas e em ordem. Muitos também trabalham dentro de grandes zonas de risco, como hospitais e clínicas. Esse grupo aqui viralizou com a mensagem certa:

Pandemia: vários profissionais ajudam a superar essa situação

A pandemia de coronavírus com certeza vai fazer muita gente refletir sobre a importância de várias profissões.