O mercado de aplicativos de transporte no Brasil
O mercado de aplicativos de transporte no Brasil tem se mostrado um excelente negócio para empreendedores
Fonte: machine.global
Segundo pesquisa da Mobile Time, atualmente no Brasil, 71% dos usuários de smartphone já solicitaram um transporte por aplicativo.
Isso representa um aumento de 21 pontos percentuais em apenas dois anos.
Em 2017, apenas metade dos brasileiros com smartphone haviam solicitado uma corrida. Em 2018, esse número era de 64% dos usuários brasileiros.
Em relação ao aplicativo favorito do brasileiro, os números mostraram que a Uber ainda é a queridinha dos usuários.
A 99, comprada pela chinesa Didi, apresentado um aumento significativo no mercado. No entanto, a Uber segue como a preferida de 80% dos usuários de transporte por aplicativo.
O mercado de aplicativos de transporte cresce mais a cada ano, principalmente no Brasil. A seguir, vamos mostrar alguns dados interessantes que explicam o sucesso desse mercado de aplicativo de transporte no Brasil.
Brasil é o segundo maior mercado da Uber
A Uber revelou que o Brasil é o seu segundo maior mercado no mundo. Isso aconteceu durante a entrada da empresa na bolsa de valores.
Em documento, a Uber revelou que em 2018, faturou mais de 1 bilhão de reais na operação brasileira. Assim, o Brasil ficou atrás apenas dos EUA no ranking.
Além disso, São Paulo, junto a Nova Iorque, São Francisco, Los Angeles e Londres, está em um grupo seleto de cidades. Juntas, elas representam 25% do faturamento da Uber com transprote.
São Paulo é a cidade do mundo onde mais se pede corridas pelo aplicativo. Podemos observar no gráfico da abaixo, feito pela Uber, a rápida expansão das corrida pelo app em apenas um ano na capital paulista:
Apenas no Brasil, segundo dados de 2018, são mais de 600 mil motoristas cadastrados. Além dos mais de 20 milhões de usuários em mais de 100 cidades do país.
Outras empresas não ficam de fora deste enorme sucesso . A espanhola Cabify chegou ao país em 2016 como a principal concorrente da Uber.
Hoje ela conta com mais de 200 mil motoristas cadastrados no país, estando presente em seis capitais do Brasil. Em 2017, a empresa viu seu faturamento ser multiplicado em 20 vezes comparado ao ano anterior. Para 2018, as expectativas são que a empresa cresça 400%.
Todo sucesso dos apps de mobilidade culminou na aparição do primeiro “unicórnio” brasileiro, ou seja, uma startup vendida por 1 bilhão de dólares.
Dados explicam o sucesso do mercado de aplicativos de transporte no Brasil
A Kantar TNS realizou uma pesquisa em 30 cidades do mundo, inclusive no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. O levantamento mostrou que 1/4 das pessoas que vivem em zona urbanas estavam dirigido menos.
Em São Paulo esse número é de 37% dos motoristas e no Rio de Janeiro é de 36%.
No Rio de Janeiro 33% das pessoas que deixaram de ter carro passaram a usar serviços de compartilhamento de carona.
Assim, 75% das pessoas que vivem em áreas urbanas no mundo utilizam aplicativos de mobilidade. Hoje em dia, quem tem um smartphone nas mãos consegue se locomover com segurança e rapidez.
E o Brasil é de fato um dos maiores fãs dos apps. Pesquisa realizada pela Toluna mostrou que os brasileiros gastam, em média, R$ 300 reais por mês com aplicativos de transporte.
Além disso, um levantamento mais recente, mostrou que o brasileiro gasta em média 10% do seu salário em aplicativos de transporte.
O motivo para utilizarem tanto os aplicativos, segundo 72% dos entrevistados, está no preço e nas promoções dos apps, enquanto 48% disseram que os aplicativos são eficientes e rápidos.
Por fim, 46% dos entrevistados disseram que utilizam os aplicativos pela facilidade.
Os dados batem com o levantamento da Machine. Perguntamos para usuários da Uber o que eles mais gostam no app. Confira os resultados:
Além disso, questionamos o que os fariam trocar a Uber por um outro aplicativo, feito e gerido na cidade do usuário.
Assim, podemos notar que na visão do usuário, o aplicativo perfeito é aquele que oferece preço baixo e praticidade.
Expectativas do mercado de aplicativos de transporte
O mercado de apps de mobilidade no Brasil ainda tem muito a crescer. De ambos os lados.
O professor de marketing digital André Miceli da Fundação Getúlio Vargas, em um entrevista ao site Infor Channel, observou que os números indicam que 20 milhões de brasileiros possuem um app de mobilidade instalado.
No entanto, pensado que no Brasil, onde segundo os último dados do IBGE, 85 milhões de pessoas tema acesso à internet pelo celular, vemos que ainda há muito campo para crescer.
Na América Latina, o país que mais utiliza internet é o Brasil. A pesquisa da Avazu confirmou esse dado mostrando que entre os 332 milhões de usuários de internet compostos por todos os países da América Latina, o Brasil contém 114 milhões de usuários.
Estima-se que em 2020 o número de pessoas utilizando aplicativos de transporte aumente. Afinal, o uso da internet também irá aumentar.
O gráfico abaixo mostra a perspectiva de crescimento do uso de internet na América Latina. Destacando esse crescimento no Brasil, entre o ano de 2015 e 2020:
E agora?
O gráfico mostra que no Brasil em 2015 aproximadamente 85 milhões de pessoas usavam internet através de dispositivos móveis. A expectativa é que esse número passará para 120 milhões de pessoas em 2020.
A cada dia mais pessoas estão utilizando aplicativos para se locomover. Dessa forma, é imprescindível fazer com que o seu negócio esteja conectado.
Se formos pensar por outro lado, observamos que as opções de aplicativos crescem a cada ano, o que torna o mercado mais interessante e competitivo. Além das gigantes que já citamos aqui, Uber, Cabify e 99, uma nova legião de aplicativos nacionais começam a surgir.
Você viu que o mercado de aplicativos de mobilidade é um dos que mais cresce no Brasil. Os números de hoje são impressionantes e os do futuro são bastante animadores. Se você já trabalha como motorista na área, sabe que realmente há muito a se ganhar neste campo.
Logo, se você além de trabalhar na área, também quer empreender, inicie em um negócio que você já tem experiência e conhecimento.
Assim, observe casos de apps regionais como Me Leva Agora, Life Mob, Rotas Brasil, Chame Car e tantos outros e note que é possível fazer sucesso no mercado de aplicativos de transporte.