• (31) 9 9832-7358
  • pratiesdp@gmail.com
Comidas típicas de Minas Gerais: O que não pode faltar na mesa mineira!

Comidas típicas de Minas Gerais: O que não pode faltar na mesa mineira!

Que as comidas típicas de Minas Gerais estão entre as mais apreciadas do mundo, possivelmente, não é novidade para você, não é mesmo?

Mas você realmente sabe quais são aqueles pratos que não podem faltar em um roteiro de viagem pela terra do pão de queijo?

Comidas típicas de Minas Gerais: melhores doces, salgados e tira gosto!

Já adiantamos que é bom você se preparar para voltar com uns quilinhos a mais na balança depois das suas viagens pelo estado mineiro. Com tantas experiências gastronômicas diferenciadas e maravilhosas, isso jamais será um problema.

Além de degustar aqueles pratos conhecidos, como pão de queijo, goiabada e tutu de feijão, saiba que há muitas outras comidas espetaculares esperando por você.

E nem precisa se preocupar, pois, independentemente do destino que pretende viajar, você poderá se deliciar com pratos típicos, cheios de cores, sabores e tradições.

Entre aquelas comidas que não podem ficar de fora do seu tour gastronômico, aprecie o frango com quiabo, que é um verdadeiro tesouro para os mineiros. 

O clássico tutu à mineira, feijão tropeiro, leitão à pururuca, canjiquinha e bambá de couve são verdadeiras iguarias para os mineiros. As sobremesas também precisam ter lugar garantido; afinal, quem não gosta de um doce de leite ou uma goiabada depois de uma refeição saborosa?

Gastronomia de Minas Gerais: por que é tão famosa?

As comidas mineiras são famosas porque mesmo com toda a sua simplicidade, ela consegue agregar sabores únicos aos seus pratos.

Para o seu povo, os alimentos são muito mais do que apenas refeições, eles são carregados de tradição e cultura de diferentes povos que habitaram a região, principalmente no período de mineração de ouro e diamante.

Para os mineiros, a cozinha é um lugar sagrado e cheia de significados. Tudo isso torna a culinária mineira uma completa fusão de tradições, sabores e aromas, que fazem dos seus pratos tão únicos e especiais.

Quais são as principais comidas típicas de Minas Gerais?

Está curioso para saber quais são as comidas típicas de Minas Gerais? Selecionamos aqui os pratos mais populares, não apenas em Minas, mas que são considerados comidas típicas do Brasil, e que precisam fazer parte do seu roteiro gastronômico independente do destino que pretende conhecer.

Frango com quiabo

Comidas tipicas de minas gerais frango com quiabo
Fonte: Pixabay

O frango com quiabo é um verdadeiro clássico da culinária de Minas e está sempre presente no dia a dia do povo mineiro. 

Esse prato é muito fácil de ser encontrado nos mais diversos restaurantes espalhados pelo estado, sendo servido sempre com arroz, angu e farinha de mandioca.

Essa comida mineira tem um sabor diferenciado porque o frango usado no preparo é caipira e, geralmente, servido sem pele, o que proporciona um  gosto ainda mais saboroso ao prato.

galinha ao molho pardo é prima do frango com quiabo, sendo considerada também uma verdadeira iguaria. 

Com origem portuguesa, o prato caiu no gosto do povo mineiro, que aproveitou para acrescentar ainda mais tempero e sabor à comida. O prato também acompanha arroz, pimenta e angu. Não esqueça de incluir aquela cachaça que só tem em Minas Gerais. 

Tutu à Mineira

O tutu à mineira é um prato para comer rezando. Além do seu item principal, a receita ainda leva farinha de mandioca ou de milho e outros ingredientes, como bacon frito, cebola e alho.

No seu cardápio com comidas típicas de Minas Gerais, experimente esse prato com arroz e couve, que harmonizam ainda mais os sabores, tornado a comida ainda mais saborosa.

Feijão tropeiro

Comidas tipicas de minas gerais feijão tropeiro
Fonte: Wikipedia foto de Moe Alves

O feijão tropeiro é um dos pratos mais pedidos nos restaurantes, principalmente, em Minas Gerais.

A receita original é composta apenas por feijão, torresmo, farinha e alho, mas como os mineiros gostam de agregar ainda mais sabor às comidas, outros ingredientes como alho, ovo, cebola e linguiça calabresa foram incluídos.

Leitão à pururuca

O leitão à pururuca faz muito sucesso em todo país, principalmente nas ceias de Natal e Ano Novo. Não é à toa que o prato está entre as 10 comidas típicas de Minas Gerais mais populares na mesa não só do mineiro, mas dos brasileiros. 

Além da carne crocante do leitão, o prato é servido com couve, arroz, farofa e batata assada. Mas atenção, o prato original é servido inteiro e não em pedaços.

Para prepará-lo, o porco fica mais de 12 horas marinando em um tempero com sal, alho e limão. Depois disso, ele é levado ao forno por uma hora e meia para, posteriormente, ser servido. 

Consegue imaginar o sabor desse prato, que é um verdadeiro clássico da gastronomia de Minas.

Pão de queijo

Comidas tipicas de minas gerais pão de queijo
Fonte: Pixabay

Nada mais delicioso do que um café da tarde mineiro regado de muito pão de queijo. Se você também aprecia essa verdadeira iguaria, saiba que na lista de comida típica de Minas Gerais, pão de queijo não falta nunca.

Ao fazer um tour pelo estado, não deixe de apreciar a versão original do pão de queijo mineiro, que tem um sabor sem igual por conta de um segredinho todo especial.

Em Minas, esse famoso pãozinho é feito com queijo minas, ovos caipiras e polvilho natural, que dá ainda mais cor e maciez à sua massa, deixando-o macio e amarelinho. Uma delícia!

Vaca atolada

Ela faz sucesso em todo o Brasil, mas sua origem é datada do período colonial. Na  cozinha de Minas Gerais, esse prato é composto por carne bovina cozida com mandioca, além de outros ingredientes, como salsinha e cebolinha.

Inclusive, em muitas regiões, a vaca atolada é servida com farinha e arroz. Uma verdadeira iguaria mineira.

Canjiquinha

Comidas tipicas de minas gerais canjiquinha
Fonte: Wikipedia foto de Adriao

Chamada também de péla égua ou quirera de milho, a canjiquinha é um prato muito consumido em todo país, principalmente, durante as temporadas mais frias. Durante o preparo da comida, o milho é triturado grosseiramente até ficar todo esfarelado. 

Depois disso, os grãos são levados ao fogo com carne de porco, água e outros ingredientes, como cebola, cheiro-verde e linguiça, tornando-se uma espécie de caldo bem consistente. 

Cada região tem um jeito muito específico de preparar essa deliciosa comida típica regional de Minas Geraismas em todos os lugares ela é sempre uma ótima opção. 

Ora-pro-nobis

O nome até pode parecer estranho, mas o sabor é inigualável. O Ora-pro-nobis faz parte de vários pratos da culinária mineira, sendo que a receita mais comum leva frango caipira. 

Esse ensopado é um verdadeiro clássico e também se faz presente no dia a dia pelo sabor inigualável e também pela facilidade de prepará-lo. 

Em algumas regiões do estado, o ora-pro-nóbis é chamado de lobrobó. Essa plantinha é tão popular que na cidade de Sabará, Minas Gerais, acontece todos os anos, o Festival de Oro-pro-nobis, que é um sucesso.

Bambá de couve

O Bambá de couve é um caldo grosso preparado com fubá, costelinha e, claro, couve.  

Esse prato tem origem na cidade de Ouro Preto em uma época em que os escravos aproveitavam o mingau de fubá que era servido pelos patrões e acrescentavam partes de carnes fornecidas, como orelha e pé de porco.  

Ao longo dos anos, a receita teve várias modificações e outros ingredientes foram acrescentados ao prato, como linguiça, ovo, cheiro verde e cebola, tornando o bambá de couve ainda mais gostoso. 

Doces típicos mineiros

Depois de conhecer as melhores comidas típicas de Minas Gerais, claro que não poderia faltar os doces mineiros, que são cheios e sabor e tradição. Afrouxe o zíper, pois lá vem os doces mais deliciosos do estado mineiro. 

Doce de leite

Comidas tipicas de minas gerais doce de leite
Fonte: Unsplash

Certamente você já se deliciou com uma colherada de doce de leite, não é verdade? Mas uma coisa certa, essa sobremesa típica mineira tem ainda mais sabor quando apreciada em seu estado de origem

Na sua passagem por Minas Gerais, não deixe de experimentar um tradicional doce de leite caseiro, que normalmente é servido com queijo, frutas ou faz parte do recheio de um bolo de fubá.

Não se sabe a origem da sobremesa, mas acredita-se que a iguaria foi inventada por um argentino que morava no estado, que esqueceu o leito com o açúcar no forno, criando, sem querer, esse doce delicioso.

Goiabada

A goiabada é um dos doces típicos de Minas Gerais mais consumidos no Brasil, tendo origem no período colonial. 

Além de ser consumida sem acompanhamentos, o doce também pode ser servido com queijo, formando o tradicional e famosos Romeu e Julieta, uma sobremesa muito popular em todo país.

Você encontra a goiabada tradicional ou industrializada em todo o estado, mas em Minas experimente o doce caseiro, que é ainda mais saboroso.

Doce de mamão

O doce de mamão é uma verdadeira relíquia, sendo, inclusive, uma sobremesa rica em minerais e vitaminas, proporcionando muitos benefícios para a saúde. Além de ser uma delícia, esse prato também é muito fácil de preparar.

A sobremesa é feita com mamão verde, açúcar, água e bicarbonato de sódio, que são levados ao fogo para cozinhar. Depois de pronto, o caldo também pode ser servido com queijo. Uma delícia!

Comidas típicas de Minas Gerais: Tira Gosto

Comidas tipicas de minas gerais tira gosto
Fonte: Pixabay

Depois de conhecer quais são as principais comidas mineiras, que tal experimentar também os pratos “tira gosto” mais famosos do estado de Minas. 

carne de sol assada no bafo com farofa de feijão andu e bacon é o maior sucesso entre os mineiros. O prato ainda vem acompanhado com melaço de rapadura e óleo de pequi. Não deixe de pedir em um bar ou restaurante que conhecer. 

O desmanchado de ossobuco não deixa nada a desejar quando o assunto é sabor. No preparo do prato a carne de sol e ossobuco são perfumados com limão siciliano e servido em uma cama de angu com nacos de requeijão de raspa. 

Experimente também o porco melado, que é um lombo assado em um molho de maionese com farofa de pequi. Como se não bastasse, são acrescentados ainda molhos de rapadura picante e requeijão escuro.

O aipim está presente em várias receitas de comidas típicas de Minas Gerais. Um dos pratos “tira gosto” mais comum é o bolinho de aipim recheado com carne de sol, mussarela, acompanhado de costelinha de porco e couve.

Inclusive, muitos desses pratos você encontrará em bares e restaurantes de Belo Horizonte, que conquistou em 2019 o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco

Ao todo, mais de 60 cidades em todo o mundo são donas desse título. Elas foram escolhidas devido ao seu investimento na cultura e criatividade na culinária, sendo considerada como aceleradoras do desenvolvimento sustentável.

No Brasil, apenas a capital de Minas Gerais e a cidade de Fortaleza, no Ceará, receberam a premiação.

Fonte: passagenspromo.com.br