FMF marca Tombense x Atlético-MG para sábado, no Independência; Cruzeiro x América-MG será domingo
Semifinais do Campeonato Mineiro começam no próximo final de semana, com a decisão dos finalistas nos dias 8 e 9 de maio; Atlético e América entram com vantagem
Estão definidas as datas dos jogos de ida das semifinais do Campeonato Mineiro. Nesta segunda-feira, a Federação Mineira de Futebol confirmou a realização de Tombense x Atlético-MG para sábado, no Independência, com mando da equipe de Tombos, às 16h30 (de Brasília). O clássico entre Cruzeiro e América será domingo, no Mineirão, às 16h, com transmissão da Globo em Minas.
Neste ano, o regulamento da competição não impede que a semifinal seja realizada em estádios com capacidade inferior a 10 mil torcedores. No entanto, o presidente do Tombense já havia informado ao ge, nesta segunda, sobre a possibilidade de a semifinal não ser no Almeidão, em função do posicionamento das câmeras, que atrapalhariam o funcionamento do VAR.
As partidas de volta também estão com datas confirmada. Atlético e Tombense jogam no sábado, dia 8 de maio, no Mineirão. Dia 9, o América receberá o Cruzeiro no Independência.
Taça do Campeonato Mineiro — Foto: Cristiane Mattos / FMF
Por terem classificado em primeiro e segundo, respectivamente, Atlético e América entram na semifinal com vantagem. Ambos avançam se empatarem os dois jogos ou se tiverem uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. Os gols marcados fora de casa não são critério de desempate.
Tombense e Atlético reeditam a final do Mineiro de 2020, quando o alvinegro se sagrou campeão com vitórias 1 a 0 e 2 a 0. Na ocasião, a equipe do interior chegou com a vantagem que este ano é do Galo, por ter terminado a fase classificatória na liderança. Na atual temporada, o único encontro entre eles foi no Almeidão e teve vitória do time da capital por 2 a 1, de virada.
Cruzeiro e América tiveram confrontos equilibrados nas temporadas 2020 e 2021. Ano passado, uma vitória para cada lado (na Série B) e um empate (na fase inicial do Mineiro). Este ano, vitória do Coelho por 1 a 0, no Independência, no único encontro dos rivais. Ambos vivem, atualmente, seus melhores momentos na temporada.
Fonte: ge.globo.com