
Consequências da poluição da água
A poluição hídrica, causada pela atuação indevida das práticas humanas, pode gerar impactos sobre as espécies e provocar a escassez desse recurso natural.
A poluição da água é qualquer alteração da característica e da qualidade desse recurso natural. Esse impacto ambiental é resultante especialmente da ação humana por meio da alteração dos aspectos físicos, químicos e biológicos das fontes hídricas.
São causas da poluição da água as atividades agropecuárias, industriais, comerciais e domésticas. A poluição da água gera graves consequências para o meio ambiente e a saúde humana. Atualmente, há um conjunto de medidas que possibilitam a atenuação desse impacto ambiental assim como a recuperação dos corpos hídricos.
- A poluição da água é resultante da alteração das características físicas, químicas ou biológicas que implicam a perda da qualidade desse recurso.
- Suas causas estão relacionadas especialmente ao desenvolvimento das atividades produtivas pelo ser humano.
- São exemplos de tipos de poluição da água: poluição térmica, poluição química, poluição biológica e poluição sedimentar.
- Suas consequências envolvem graves prejuízos ao meio ambiente terrestre e à saúde da população humana.
- O correto tratamento dos rejeitos agropecuários, industriais, comerciais e domésticos é uma alternativa para atenuar a poluição da água.
- A ampliação do saneamento básico é uma medida fundamental para diminuir os indicadores de poluição dos corpos hídricos.
Causas da poluição da água
A poluição da água tem como causa notável a ação humana, que, por meio do desenvolvimento de diferentes atividades produtivas, gera diversas alterações nas características físicas, químicas e biológicas dos corpos hídricos. São exemplos de atividades que causam a poluição da água:
- atividades agropecuárias que utilizam agrotóxicos;
- atividades mineradoras que exploram recursos hídricos;
- atividades industriais que emitem poluentes líquidos e sólidos;
- atividades domésticas que produzem poluentes líquidos e sólidos;
- instalações humanas como cemitérios e aterros sanitários;
- ausência de estruturas de saneamento básico.
Consequências da poluição da água
A poluição da água é um dos principais impactos ambientais registrados em todo o mundo. Ela impacta negativamente nas características desse recurso, provocando a perda da sua qualidade e da sua potabilidade. A poluição da água gera graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. São exemplos de consequências da poluição da água:
- perda da qualidade da água potável disponível em fontes diversas;
- diminuição da biodiversidade local, especialmente animais e plantas aquáticas;
- contaminação do nível freático e demais fontes de água diversas;
- proliferação de doenças de vinculação hídrica, como hepatite, cólera e leptospirose;
- acentuação do processo de eutrofização dos corpos hídricos.
Fonte: mundoeducacao.uol.com.br