• (31) 9 9832-7358
  • pratiesdp@gmail.com
Covid-19: Maiores cidades do Sul de Minas voltam a ter aumento de casos positivos

Covid-19: Maiores cidades do Sul de Minas voltam a ter aumento de casos positivos

Em Passos (MG), 397 casos foram registrados nos últimos dois meses e duas pessoas morreram por complicações da doença, apontam dados do último boletim epidemiológico divulgado.

Novos casos de Covid-19 estão sendo registrados no Sul de Minas. A produção da EPTV, afiliada TV Globo, realizou um balanço nas cidades mais populosas da região que aponta esse aumento. Os dados são dos boletins epidemiológicos das prefeituras.

Em Passos, 397 casos foram registrados nos últimos dois meses e duas mortes confirmadas por complicações da doença. Poços de Caldas registrou, em outubro, 154 novos casos.

Em Lavras, 91 pessoas testaram positivo para a Covid. Em Pouso Alegre 58 pessoas foram contaminadas. Já em Varginha , foram 41 novos casos em dois dias somente nesta semana, apontam dados dos últimos boletins divulgados pelas cidades.

A falta de conscientização é apontada por especialistas como principal motivo no aumento dos casos. O pneumologista Fábio Gomes ressalta que manter o esquema vacinal completo é importante para a prevenção de casos mais graves da doença.

Casos de Covid-19  voltam a subir no Sul de Minas — Foto: Prefeitura de Botucatu/Divulgação

Casos de Covid-19 voltam a subir no Sul de Minas — Foto: Prefeitura de Botucatu/Divulgação

“infelizmente o vírus da Covid, ele é um vírus RNA que sofre muitas mutações, então ele acaba driblando o sistema imunológico, e as vacinas, elas reforçam a imunidade né, elas aumentam a produção de anticorpos. Então é muito importante que as pessoas se vacinem pra gente tentar conter esses novos casos né, que estão surgindo”, explica o pneumologista.

Ainda conforme especialistas em saúde, embora o fim da pandemia já tenha sido decretado pela Organização Mundial da Saúde, o risco do surgimento de novas variantes ainda existe e requer vigilância.

“A última (variante) que nós temos é a Omicron, eles deram o nome de Éris, que é a última variante que foi identificada se não me engano em agosto deste ano. Mas esses vírus sofrem frequentemente as mutações, e, infelizmente, o sistema imunológico ele demora para se adaptar”.

Para reforçar o sistema imunológico, a imunização continua sendo o mais indicado. As vacinas contra a Covid-19 estão passando por um período de transição das campanhas emergenciais para a imunização de rotina, conforme o Ministério da Saúde.

Fonte: g1.globo.com