Feira Regional de Economia Popular Solidária e da Agricultura Familiar do Médio Piracicaba
João Monlevade já recebeu varias edições do evento, que contou com praça de alimentação, shows e barracas da agricultura familiar e artesanato.
João Monlevade ganha cores, sabores e muita música com a Feira Regional de Economia Popular Solidária e da Agricultura Familiar do Médio Piracicaba. São instaladas varias barracas na rua e. Espaço contou com praça de alimentação, shows e barracas da agricultura familiar e de artesanato.
No local, estão presentes feirantes dos municípios de Alvinópolis, São Domingos do Prata, Dionísio, Santa Bárbara, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba e João Monlevade.
A edição Regional da Feira é uma ação conjunta da Cáritas Regional Minas Gerais, por meio da Cáritas Diocesana de Itabira, bem como da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Grupo Solidariarte, Fórum Regional de Economia Popular Solidária e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura.
Valdelice Aparecida Moreira Quintão, 51, feirante da agricultura familiar há cinco anos em João Monlevade vende biscoitos de polvilho e quitandas. De acordo com ela, as feiras de Economia Popular Solidária, são espaços não somente de vendas, mas de troca e amizades. “É uma terapia, um lugar que nos ajuda muito no dia a dia e nos garante formação e aprendizado”, disse.
Foi feita uma análise de conjuntura sobre a EPS no Brasil e no estado. A formação teve também como objetivo promover a troca de experiências entre os empreendimentos e sensibilizar gestores públicos para criarem iniciativas de programas e ações direcionados ao fortalecimento da economia solidária no município.
Fonte: dioceseitabira.org.br