Historia de Aparecida do Norte – SP
A cidade de Aparecida do Norte, localizada no Estado de São Paulo, é um local de grande turismo religioso. Anualmente, milhares de romeiros comparecem à cidade para prestar suas homenagens à Nossa Senhora Aparecida, Santa Padroeira do Brasil.Sua história remonta o século XVIII, quando, de forma breve, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul e viram o corpo de uma imagem presa a ela, sem cabeça. Ao lançarem a rede novamente, conseguiram buscar a cabeça, que se encaixava perfeitamente ao corpo.
A Santa ficou anos sob os cuidados dos pescadores, vindo a ganhar local de destaque devido à grande movimentação de pessoas para visita-la, já que seus milagres começaram a ser conhecidos do povo.
Em 4 de março de 1842, através da Lei Provincial nº 19, criou-se a freguesia, que, hoje, é o equivalente a distrito, recebendo o nome de Aparecida e que era vinculada a Guaratinguetá.
Posteriormente, em 15 de março de 1844, a freguesia foi extinta pela Lei nº 38, vindo a ser recriada em 25 de abril de 1880, através da lei nº 131.
Novamente foi extinta em 15 de fevereiro de 1882, pela Lei nº 3, voltando a existir em 4 de abril de 1891, pelo Decreto Lei Estadual nº 147.
Devido à localidade ser atravessada pela Estrada de Ferro do Norte, em 8 de julho de 1877 (posteriormente denominada Central do Brasil), a cidade passou a ser conhecida como Aparecida do Norte.
A linha férrea foi desativada no ano de 1998 por não mais transportar passageiros, mas a localidade continuou a ser chamada de Aparecida do Norte.
Com o forte desenvolvimento do turismo, de cunho religioso, a cidade de Aparecida do Norte foi emancipada de Guaratinguetá em 17 de dezembro de 1928, após a decretação da Lei Estadual nº 2.312, vindo a ser desmembrada em 30 de março de 1929.
Religião Oficial de Aparecida do Norte
A religião oficial da cidade de Aparecida do Norte é o catolicismo, que configura cerca de 85% da população. Outras religiões, com menos seguidores, consistem em cerca de 11,75% de evangélicos, 0,09% de Testemunhas de Jeová, 0,45% de espíritas, 0,55% de outros credos e 1,82% da população não possui religião. Estes dados são do IBGE do ano de 2010 podendo já ter modificado. Porém, a base religiosa mais forte continua sendo o catolicismo.
O catolicismo prevalece em razão da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ter sido encontrada na localidade, vindo, por isso a ser construído o Santuário Nacional, visitado por milhões de pessoas anualmente.
Considerada a Capital Mariana do Brasil, a cidade de Aparecida do Norte é considerada o maior centro de peregrinação de cunho religioso da América Latina.
A cidade de Aparecida do Norte pertence à Arquidiocese de Aparecida e sua sé episcopal encontra-se na Basílica. Três paróquias têm sede na cidade, sendo elas: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Santo Afonso Maria de Ligório e São Roque.
Fonte: cidadeaparecida.com.br