Pontos Turísticos da Cidade de Aparecida-SP
A Cidade de Aparecida-SP é famosa pela romaria que sempre acontece dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.
A história da cidade remonta o século XVIII, quando uma imagem da Santa foi localizada por pescadores no Porto Itaguaçu, que é um dos Pontos Turísticos da Cidade de Aparecida/SP mais procurados.
Devido à imensa movimentação de fiéis, existem alguns pontos turísticos na cidade de Aparecida/SP que merecem destaque por quem é devoto, além do próprio Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. São eles:
– Porto Itaguaçu: este é o local em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada pelos pescadores em 1717, sendo um dos que mais causam comoção aos fiéis. Este porto pertence à Arquidiocese desde o ano de 1951, sendo que os peregrinos para lá se dirigem quando têm interesse em conhecer mais do local onde a história de Nossa Senhora Aparecida teve início.
Em 1997 o Porto de Itaguaçu necessitou passar por reformas para melhor receber a grande quantidade de turistas que por lá passam anualmente.
Neste local ainda é possível visitar o monumento “Os Três Pescadores”, esculpido por Chico Santeiro, artista de renome, no ano de 1970.
O local é preparado para receber bem os turistas, possuindo iluminação adequada, água potável, toaletes e excelente estrutura para quem quer acender velas de forma segura, funcionando 24 horas.
Para chegar até o Porto Itaguaçu o turista pode optar por um excelente passeio de charrete ou mesmo um passei de balsa pelo Rio Paraíba.
Os dias e horários de visitação são:
De Segunda a Sexta-Feira: das 06h às 18h
Sábado e Domingo: das 06h às 18h
– Seminário Missionário Bom Jesus: à direita da Rodovia Presidente Dutra, no sentido São Paulo, fica o Seminário Missionário Bom Jesus, na cidade de Aparecida/SP, local este em que há formação dos sacerdotes. O prédio possui uma bela fachada renascentista e é cercado por árvores e muito verde.
A história do Seminário Missionário Bom Jesus tem início no ano de 1894, portanto, final do século XIX, quando ocorreu o chamado “ato de lançamento e benção da Pedra Fundamental”, ato este realizado pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. Referida Pedra Fundamental foi assentada no que seria o altar-mor da capela do colégio seminarista.
O Seminário Missionário Bom Jesus foi projetado pelo engenheiro e arquiteto Francisco Carlos da Silva, que era diplomado na França, tendo por inspiração o Palácio de Versalhes. Apesar de ter sido construído com modificações ao longo dos anos em que a obra foi realizada, a concepção original foi mantida.
Uma curiosidade é o fato de que para a construção do lugar, primeiro montou-se uma olaria própria em que foram fabricados os tijolos em que se verifica, em cada um, a marca “NSA” (Nossa Senhora Aparecida).
Os fiéis podem visitar as instalações do Seminário Missionário Bom Jesus, inclusive o quarto em que ficaram os Papas João Paulo II e Bento XVI em suas passagens pela região, refeitório e capela.
Os dias e horários de visitação são:
Durante a semana (exceto terça-feira): das 8h às 12h e das 13:30h às 17h
Sábado, domingo e feriados: das 8h às 12h e das 14h às 17h.
– Morro do Cruzeiro: O Morro do Cruzeiro integra o circuito turístico e religioso da cidade de Aparecida/SP. Por lá é possível apreciar esculturas representativas das estações da Via Sacra, além de ter uma vista maravilhosa do Santuário Nacional.
Com 685 metros de altitude, o Morro do Cruzeiro abriga uma cruz de mais de 20 (vinte) toneladas, monumento este muito apreciado pelos fiéis. A sua entrada também possui a beleza de mãos postas em oração, sendo esta uma obra de Adélio Sarro, artista nacional, simbolizando desde a chegada dos peregrinos o aspecto religioso do lugar.
Por meio de um elevador panorâmico o visitante pode subir na torre, que tem 30 (trinta) metros de altura, chegando a um mirante e apreciar uma vista deslumbrante da cidade de Aparecida-SP, do Santuário e de uma grande imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Por lá ainda é possível se deslumbrar com os lindíssimos 14 (quatorze) painéis representativos da Paixão de Cristo, em estilo neoclássico, obra do já referido artista brasileiro, Adélio Sarro.
Para finalizar o passeio, um bondinho parte do Morro do Cruzeiro direto para o Santuário Nacional.
Os dias e horários de visitação são:
Todos os dias 24h. Contudo, para entrar no mirante é preciso pagar valores que variam de R$ 3,00 (três reais) a R$ 6,00 (seis reais).
– Santuário de Aparecida do Norte: este Santuário é a segunda maior basílica do mundo, além de ser o maior santuário mariano do planeta. O dia de Nossa Senhora Aparecida é 12 de outubro e, nesta data, o Santuário recebe milhares de fieis que vêm de diversos lugares do Brasil. Está localizado no Vale do Paraíba, às margens da Rodovia Presidente Dutra, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e o acesso é muito fácil.
Este magnífico Santuário conta com uma área construída de cerca de 140 mil metros quadrados, tendo sido utilizados mais de 20 (vinte) milhões de tijolos.
Os fiéis podem acender suas velas na Capela das Velas, de onde são retiradas semanalmente, aproximadamente, 10 (dez) toneladas de parafina.
Fonte: cidadeaparecida.com.br