
Nove pontes derrubadas e casas debaixo d’água: cidade de 5 mil habitantes vive cenário de destruição
A tempestade que atingiu Dom Silvério, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, nesta terça-feira (7), derrubou nove pontes – três dentro da área urbana e seis na zona rural –, deixou a cidade no escuro e ainda levou muita lama para dentro das casas.
O município tem 5.228 habitantes e foi totalmente afetado pela chuvarada. Moradores tiveram que sair de casa no meio da enxurrada. Alguns deles contaram até com a ajuda do próprio prefeito da cidade, Zé Bráulio (União), que usou cordas no resgate.
“A gente sabe da necessidade do atendimento de urgência, mas estamos tentando atender a todo muito, recompondo a cidade, as ações, os projetos essenciais no município, restabelecimento de água, de luz e a limpeza”, disse o Zé Bráulio, na manhã desta quarta-feira.
Mais de 40 cidades em situação de emergência
Minas Gerais tem 41 municípios em situação de emergência por causa das chuvas. As cidades de Conceição do Pará, na Região Centro-Oeste, Coronel Fabriciano, no Leste, e Nepomuceno, no Sul, estão em estado de calamidade pública.
Onze pessoas morreram no atual período chuvoso no estado, iniciado no fim de setembro — a maior parte dos óbitos ocorreu em dezembro.
As mortes foram registradas em Uberlândia (1), Ipanema (3), Maripá de Minas (1), Coronel Pacheco (1), Raul Soares (2), Nepomuceno (1), Capinópolis (1) e Alterosa (1).
Os dados constam no boletim da Defesa Civil de MG desta terça-feira (7). Ao todo, 1.268 pessoas já ficaram desalojadas no estado, e outras 183, desabrigadas (com necessidade de abrigo público).


Fonte: g1.com.br