Corporações Musicais da Região
Corporação Musical Aníbal Soares de Oliveira
Fonte: ufmg.br
Município: São Domingos do Prata
Aos 23 dias do mês de julho de 1972 deu início à Corporação Musical com o título de Banda Feminina, que teve como fundadora Dr. Altair de Magalhães Martins que com as demais pessoas da comunidade foi eleita a primeira diretoria tendo como presidente o Dr.Altair Magalhães Martins, Vice-presidente Ana Rosa Ferreira Gomes, 1ª Secretária Myriam Soares, 2ª Secretária Sônia Maria Paula, 1ª Tesoureira Elisa Pessoa Pinto e a Procuradora Maria de Assis Abade. Sendo contratado o maestro Aníbal Soares de Oliveira para dar início ao ensino musical o que com toda boa vontade e sem receber nada, iniciou a Banda Feminina da Vargem Linda. Em reunião extraordinária foi feito o estatuto para dar regras à corporação. Não tendo condições de permanecer só com moças e senhoras, foram convidados elementos do sexo masculino para preencher as vagas que haviam, então a corporação feminina passou a ser uma corporação mista, o que dura até hoje. No princípio de 1983, o maestro Aníbal Soares de Oliveira adoeceu com certa gravidade e pediu ao Sr. Domingos Assis de Oliveira para ajuda-lo não só como músico como também seu vice-regente. No dia 3 de abril de 1983, o maestro sendo levado para junto de Deus. Mais ou menos um mês antes, ainda muito lúcido, pediu ao Sr.Domingos para não deixar a Banda de Música acabar. Domingos então aceitou o desafio de continuar a frente como regente, sendo que foi aceito pela diretoria representada pelo Sr.Antônio Paulino da Silva que, por sua vez, convocou uma reunião na qual por sugestão do Sr.Domingos Assis de Oliveira, então regente, propôs mudar o nome da corporação musical para Corporação Musical Aníbal Soares de Oliveira, isto aconteceu em 25 de abril de 1983. Com muito esforço, não só do maestro como também de toda a diretoria e músicos, apesar de estarmos com os instrumentos em situação precária continuamos em frente.
Obs. Sendo feita uma assembléia, teve que mudar o estatuto da Corporação Musical Aníbal Soares de Oliveira o qual foi registrado
Corporação Musical Santa Cecília
Fonte: ipatrimonio.org
Nome atribuído: Corporação Musical Santa Cecília (Formas de Expressão)
Localização: Itabirito-MG
A Corporação Musical Santa Cecília de Itabirito- MG, fundada em 1º de Janeiro de 1896 ‚ tem atualmente sua sede própria e possui uma Banda de Música, com 55 músicos, um Coral com 30 participantes, inclusive conjunto de serestas, além de escola de música com ensino gratuito. Um Coral com participação permanente em festividades religiosas, artísticas, serestas e festas cívicas. A Banda de Música participa de atividades no município, cidades vizinhas e mais distantes como no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Caldas Novas. Foi uma das participantes dos 100 anos de Belo Horizonte, mantém convênio com atual projeto de apoio às bandas de música. Na cidade participa desde os eventos recreativos aos religiosos, como Semana Santa, Semana da Pátria, e outros eventos. Realizando audições públicas (retretas) especialmente quando se comemora o dia consagrado ao músico (22 de novembro) em que celebra-se com Missa e Procissão o dia da Padroeira, Santa Cecília.
Recebeu três grandes prêmios: em 1933, Medalha de Ouro, pelo 1º lugar no concurso para bandas de música na feira de amostras em Belo Horizonte; em 1970, 1º lugar no concurso para bandas de música em Sabará promoção dos Diários Associados e em 1992, 2ºLugar regional no concurso de bandas de música promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais na cidade de Conselheiro Lafaiete.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.
Corporação Musical Euterpe Lagoana
Fonte: novaera.mg.gov.br
Município: Nova Era – MG
A Corporação Musical Euterpe Lagoana, foi fundada em 08 de Outubro de 1.937. A sua sede está localizada à rua Padre Manoel, 158, Bairro Serra, Município de Nova Era – MG.
Por seu valor sociocultural e de significância cultural após a conclusão do processo de Registro do Bem, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Era (COMPHANE) e a comunidade se mostrarem favoráveis ao Registro do Bem Imaterial Corporação Musical Euterpe Lagoana foi Registrada no Livro de Registro das Formas de Expressão em 01/04/2015; pag53, n°02, Decreto n°1868/20015 e sujeito a proteção especial de acordo com a Lei Municipal n°158/2001. Por seu valor histórico e cultural, marcado por elementos de uma prática cultural que remonta a tradição, costumes e representações. Por ser centro de atividade musical mais importante do município, que rearticulam o legado junto à sociedade, na manutenção da tradição, pautada na construção pessoal e coletiva dos seus membros.
É constituída atualmente por 25 componentes, entre homens e mulheres.
A faixa etária é bem diferenciada.
Todos os músicos são voluntários e têm três ou mais ensaios por mês.Tendo uma média de 60 apresentações por ano na cidade e em outras regiões.
A Corporação Musical Euterpe Lagoana utiliza instrumentos variados: sax tenor, trombone de vara, sax alto, bombardão, clarinete, bombardino, trompete, trombone de pisto, barítono, requinta, sax horns.
Fazem parte do repertório da Banda, música popular brasileira, hinos, música internacional, regional, religiosa, dobrados e marchas. Executa também músicas do “Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil” editado pela FUNARTE. Possui também arranjos próprios e composições de componentes da Banda.
Tendo presença ativa junto à comunidade, ao longo de seus 80 anos de existência, tem como objetivo, disseminar a arte musical, através da execução de melodias que embelezam de maneira especial os eventos culturais (datas cívicas, religiosas, populares, retretas e outros), contribuindo como enriquecedor elemento cultural.
A Corporação Musical Euterpe Lagoana possui alunos em formação e treinamento na própria sede. Alunos com uma faixa etária diversificada, em sua maioria estudantes.
Corporação Musical Santa Cecilia
Fonte: cnpj.info
Localização: São Domingos do Prata
A atividade de produção musical envolve a promoção e produção de grupos, bandas, músicos independentes, duplas e orquestras musicais, assim como concertos, sinfonias e óperas. Especificando-se um pouco mais os serviços desta classe, teremos: composição de música (partitura, cifras e tablaturas), arranjos e edições, organização de eventos musicais, produção musical e até mesmo a atividade de trios elétricos (como no Carnaval de Salvador e outras festividades culturais brasileiras – micaretas, festivais de verão, dentre outros).
- Produção de espetáculos de dança
A produção de espetáculos de dança é uma categoria que envolve a promoção e a execução dos espetáculos de companhias e grupos de danças e dançarinos independentes. Envolve eventos culturais de dança, conjuntos de dança folclórica e outros espetáculos culturais de cunho regional e local (como o frevo, maracatu, boi-bumbá).