• (31) 9 9832-7358
  • pratiesdp@gmail.com
MAIO AMARELO

MAIO AMARELO

O QUE É?

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

O MOVIMENTO

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

De acordo com o Infosiga-SP (Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em janeiro deste ano o total de acidentes no trânsito subiu 4%, registrando 14.225 ocorrências registrados no mês. Ramalho afirma que, apesar do isolamento social e menos carros estarem nas ruas, a população precisa ter a percepção de que os sinistros de trânsito continuam acontecendo. “É sempre importante reduzir o número desses acidentes e, consequentemente, evitar danos, mortes e sequelas para as pessoas, mas infelizmente, ainda são preocupantes esses índices mesmo durante a pandemia. A falta de consciência durante este período pode fazer com que a vítima precise de um leito de UTI e não consiga. A pessoa que sofrer um sinistro grave de trânsito estará disputando um lugar no hospital com uma pessoa infectada com Covid-19”.

O diretor-presidente do ONSV ressalta a importância de investir em educação para o trânsito, praticando o respeito e a responsabilidade, como diz o mote do Movimento Maio Amarelo deste ano. “O trânsito mais seguro é um reflexo de uma sociedade mais instruída e consciente do seu papel. Para isso, praticar a empatia e a percepção de risco no trânsito é fundamental. Se todos nós, ao sairmos de casa todos os dias, seja para ir ao trabalho, levar as crianças à escola ou fazer uma viagem, nos disciplinarmos para praticar essa conduta nas vias, ruas e rodovias, podemos ter certeza que os números de lesionados e óbitos no trânsito brasileiro cairá drasticamente”. Ele afirma que o apoio e trabalho em conjunto com as seguradoras é necessário para que elas também possam dar a contribuição delas para a sociedade, buscando uma conscientização e um trânsito mais seguro.

Fonte: maioamarelo.com/o-movimento segurancadotrabalho.ufv.br revistaapolice.com.br